SAÚDE OPERACIONAL

HCAMP alcança marco histórico de 40 mil procedimentos no Distrito Federal

Com acionamento e montagem em tempo recorde, estrutura atende a população da capital federal devido ao aumento de casos de dengue na região
Publicada em: 21/03/2024 17:37
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielle Varela
Edição: Agência Força Aérea

O Hospital de Campanha (HCAMP) da Força Aérea Brasileira (FAB), instalado no Distrito Federal, alcançou a marca de mais de 40 mil procedimentos realizados aos pacientes com suspeita ou diagnosticados com dengue em 45 dias.

Segundo a Comandante do Hospital de Campanha, Major Médica Christiane Scardino Evangelista de Loureiro, a dedicação e o esforço do efetivo para atender a missão foi o diferencial diante do fluxo intenso de atendimentos. "Os militares da área de saúde da FAB são diferenciados e o maior incentivo durante as missões é a possibilidade de acolher e cuidar dos pacientes e saber que fazemos a diferença na vida deles. Esse marco de 40 mil atendimentos é histórico para o HCAMP e fazer parte disso é muito gratificante para os nossos militares", afirmou.

A Unidade de Saúde, em funcionamento desde o dia 05/02, desempenha um papel crucial na assistência médica, oferecendo atendimento de qualidade 24 horas por dia e contribuindo para a contenção da situação de emergência na capital federal. As expectativas de atendimento foram superadas em aproximadamente 160%, de acordo com dados iniciais. A FAB demonstrou, mais uma vez, sua capacidade de prontidão; rápida resposta, desde o acionamento, até a montagem da estrutura, e a eficiência nos atendimentos, em Ceilândia, região administrativa do DF, que recebe os serviços de saúde oferecidos pelo HCAMP. A ação reflete o empenho da Força Aérea e de seus militares em apoiar a sociedade onde o Brasil precisar.

Procedimentos

O Hospital de Campanha fornece atendimento clínico e pediátrico, com centro de emergência, laboratório para coleta e exames diagnósticos, estrutura para acompanhar tratamentos em andamento e espaço para hidratação. A Unidade conta ainda com uma equipe multidisciplinar, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e de laboratório, dentre outros, e possui 60 leitos que garantem a Operação 24 horas por dia. 

A parceria entre a Força Aérea e as autoridades locais de saúde foi fundamental para a eficácia das operações e para o alcance de metas significativas no enfrentamento da dengue. O Comandante da Operação, Brigadeiro Médico Maurício Ribeiro Braga, destacou a importância do trabalho da FAB para amenizar a situação dos casos de dengue na localidade.

"Os 40 mil procedimentos são a comprovação de um trabalho de excelência ao longo desses 45 dias iniciais. Então, é com muita satisfação que estamos conseguindo contribuir para o enfrentamento dessa epidemia de dengue no DF. Sempre com nosso sorriso, com nosso acolhimento, atendendo a todos com qualidade e resolutividade", ressaltou o Oficial-General. 

Mobilização

A mobilização para a montagem da estrutura foi iniciada no dia 03/02, com o transporte de insumos e de pessoal, do Rio de Janeiro (RJ) a Brasília (DF), por meio da aeronave KC-390 Millennium da FAB.

Acesse ao vídeo aqui.

Fotos: Sargento Müller Marin / CECOMSAER